Mutirão em universidade ajuda contribuinte a declarar IR antes do fim do prazo

Os contribuintes têm até o dia 30 para enviar a declaração de tributos à Receita

  • Por Jovem Pan
  • 27/04/2019 08h06 - Atualizado em 27/04/2019 08h07
Marcelo Camargo/Agência BrasilUma universidade em São Paulo organizou um mutirão para auxiliar a comunidade a preencher a declaração do Imposto de Renda

Quase dez milhões de brasileiros ainda não entregaram a declaração do imposto de renda 2019. Os contribuintes têm até a próxima terça-feira, dia 30, para enviar a declaração de tributos à Receita Federal.

A grande novidade deste ano é a obrigatoriedade de informar o Cadastro de Pessoa Física das crianças. Todos os dependentes devem ser declarados com o número de CPF, o que impede, por exemplo, que o filho conste na declaração do pai e da mãe ao mesmo tempo.

Para ajudar a população com as dúvidas e para não correr o risco de cair na malha fina, uma universidade em São Paulo organizou um mutirão para auxiliar a comunidade a preencher a declaração do Imposto de Renda.

O professor da Uninove, Carlos Donizete da Silva, explicou quais são as perguntas mais frequentes: “por que tem que fazer a declaração e também os rendimentos, quais os documentos”. Ele ressaltou que os aposentados e os trabalhadores informais são os que mais têm dúvidas, e destaca que os motoristas de aplicativos precisam fazer a declaração: “o movimento deles é bem grande, eles também nos procuram para saber como declarar”.

Felipe Costa Dias está no segundo ano do curso de Ciências Contábeis. Ele ressaltou que a experiência no mutirão permite colocar em prática o que ele aprende na sala de aula: “os professores até adiantaram a matéria de IR para auxiliar a população”.

A professora Cristiane Mattos da Silva deixou para entregar a declaração nos últimos dias. Como ela estava com dúvidas em relação ao plano de saúde e do rendimento do banco, ela buscou a ajuda da universidade.

Os horários de atendimentos ocorrem no período da manhã e da noite, mas antes, os interessados devem fazer as inscrições pelo site ou por telefone. Apesar de ser gratuito, a universidade pede 1 kg de alimento não perecível.

Para realizar a declaração do IR é importante estar com todos os documentos referentes aos rendimentos e despesas declaráveis do ano-base 2018 em mãos. São obrigados a declarar, os contribuintes que receberam ano passado o valor superior a R$ 28,5 mil, têm bens acima de R$ 300 mil ou precisam fazer a declaração por algum motivo de financiamento.

*Informações da repórter Natacha Mazzaro