Nível de aprendizado no 5º ano cresce em 10 anos, mas tem nível crítico no Ensino Médio
Uma pesquisa do Movimento Todos Pela Educação, com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), apontou que em dez anos a aprendizagem em português e matemática segue estagnado no final do Ensino Médio. No Ensino Fundamental, no 5º ano, entretanto, há avanços consistentes.
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o gerente de políticas educacionais do Movimento Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa, explicou que o levantamento calcula o percentual de jovens que chega ao fim de cada etapa do ensino com o conhecimento adequado.
“Vemos patamares críticos de aprendizagem quando comparamos com países desenvolvidos. É um problema nacional, envolve todo o País”, disse. Para Corrêa, o problema deve se resolver com trabalho conjunto entre governantes e com maiores incentivos à formação de professores.
Para ele, o “Governo federal, por mais que não tenha rede de ensino, tem o papel fundamental de políticas públicas para apoiar Estados e municípios”.
Dados da pesquisa
Entre 2007 e 2017, o percentual de estudantes com aprendizagem adequada no 5º ano do Ensino Fundamental dobrou em língua portuguesa, de 27,9% para 60,7%; já em matemática, subiu de 23,7% para 48,9%.
Já na aprendizagem no 9º ano, a evolução se mostrou mais lenta. O percentual de alunos com aprendizado adequado no período foi de 20,5% para 39,5% em língua portuguesa, e em matemática subiu de 14,3% para 21,5%.
O cenário mais crítico encontra-se no fim do Ensino Médio. O percentual de estudantes com aprendizagem adequada em língua portuguesa subiu de 24,5% em 2007 para 29,1% em 2017. já em matemática o índice caiu em 10 anos de 9,8% para 9,1%.
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