Nove em cada dez brasileiros da classe C têm celular, diz pesquisa

  • Por Jovem Pan
  • 04/10/2019 08h54 - Atualizado em 04/10/2019 11h02
PixabayPlano pré-pago é utilizado por 62% das pessoas dessa faixa de renda

Uma pesquisa focada na classe C mostrou que nove em cada dez brasileiros (93%) dessa faixa salarial possuem um celular. Desse total, quase 70% têm um smartphone. Os dados constam no levantamento Data Check Up Brasil, do Data Popular, divulgado com exclusividade à Jovem Pan.

Na opinião do gerente de pesquisa do instituto, Márcio Falcão, o celular é um produto prioritário para a classe C. “A classe C cresceu muito pautada no consumo nos últimos anos. O celular foi um dos produtos aspiracionais que mais cresceram, então tem uma questão toda de status, de informação, de localização, de toda a funcionalidade de um aparelho de celular, e depois, com o advento dos planos de dados e internet – aplicativos, ele já é um forte usuário de aplicativos bancários, também, mais de 70% possui o Facebook, usando o celular.”

O plano pré-pago é o mais utilizado pelos brasileiros da classe C, conforme apontou a pesquisa: 62% utilizam. Os entrevistadores também questionaram a população a respeito das redes sociais. O WhatsApp é o que tem a maior adesão: 84%  disseram possuir o aplicativo. Além disso, 72% têm uma conta no Facebook, e 52% no Instagram.

A pesquisa ouviu 1.020 pessoas com 16 anos ou mais e que tenham renda entre R$ 1.646,95 e R$ 4.144,77. As entrevistas ocorreram nas 33 cidades mais populosas do país entre os dias 4 e 18 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

*Com informações da repórter Nicole Fusco