NOVO confirma candidatura de van Hattem para Presidência da Câmara

  • Por Jovem Pan
  • 23/01/2019 07h57
Reprodução/FacebookO presidente da Câmara, na visão do parlamentar, deveria delegar mais as funções

O deputado eleito Marcel van Hattem, do Partido Novo, se lançou como candidato a Presidente da Câmara. Eleito pelo Rio Grande do Sul para o primeiro mandato, o parlamentar de 33 anos foi o mais votado do Estado, com 394 mil votos. A bancada do Novo vai ter oito deputados no início da nova legislatura.

Após lançar a candidatura, ele defendeu uma reformulação não só do Estado brasileiro, como do próprio parlamento. Para o deputado eleito, é preciso uma gestão mais eficiente, com mudanças no regimento interno, mais protagonismo aos deputados e redução no número de comissões.

O presidente da Câmara, na visão do parlamentar, deveria delegar mais as funções. Marcel van Hattem também defendeu a votação de reformas econômicas e políticas.

Ele foi questionado sobre a idade: há uma interpretação de que menores de 35 anos não podem se candidatar à presidência das Casas Legislativas, por estarem na linha sucessória da Presidência da República. Para deputado eleito, isso não deve afetar a candidatura dele.

Ao todo, já são nove candidatos: o atual presidente Rodrigo Maia, do DEM; Arthur Lira, do Partido Progressista; Fábio Ramalho, do MDB; Capitão Augusto, do PR, Marcelo Freixo, do PSOL, JHC, do PSB, Alceu Moreira, do MDB, e Ricardo Barros, do Partido Progressista.

Nesta terça, líderes do PT, do PSOL e do PSB se reuniram para discutir a formação de um bloco único de oposição ao governo. A intenção é atrair também o PCdoB e o PDT em uma frente de esquerda, mesmo que ela não se una na eleição da Câmara.

*Informações do repórter Levy Guimarães