Número de alunos matriculados nas redes pública e privada cai 2,6% em cinco anos

  • Por Jovem Pan
  • 01/02/2019 06h33
Marcos Santos/USP Imagens Marcos Santos/USP Imagens Só no ensino médio, a diminuição foi ainda maior: o número de estudantes caiu 7,1% entre 2014 e 2018.

Você sabe quantos alunos estudam em escolas públicas e particulares em todo o Brasil? O Censo Escolar de 2018 registrou 48,5 milhões de alunos matriculados em colégios das redes pública e privada no país. O número representa uma diminuição de 2,6% em cinco anos.

Só no ensino médio, a diminuição foi ainda maior: o número de estudantes caiu 7,1% entre 2014 e 2018.

O gerente de Projetos Educacionais do movimento Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa, disse que essa é uma tendência natural por causa do envelhecimento da população. Ele também destacou a “taxa de distorção idade-série”, que mede o atraso escolar dos jovens no Brasil e chega a 28% no ensino médio.

A estudante Bianca Martins, de 20 anos, foi uma das alunas que teve dificuldades para terminar o ensino médio. Ela teve que abandonar a escola no último ano para cuidar do filho, que tinha acabado de nascer, e só conseguiu concluir a educação básica por causa de um curso da EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Em entrevista coletiva, o secretário-executivo do MEC, Luiz Antônio Tozi, falou sobre as crianças e adolescentes que acabam abandonando a escola.

O Censo Escolar de 2018 também mostrou que, muitas vezes, as escolas não têm estruturas que poderiam ajudar a manter o interesse dos jovens. 60% dos colégios públicos de ensino médio, por exemplo, não têm laboratório de informática.

*Informações da repórter Mariana Janjacomo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.