Outono começa nesta terça (20) com padrão seco e maior incidência de frentes frias em SP

  • Por Jovem Pan
  • 20/03/2018 06h41 - Atualizado em 20/03/2018 08h29
Rafael Neddermeyer/Fotos PúblicasO meteorologista Thomaz Garcia destaca que a temperatura deve ficar abaixo da média para o período

Após um verão com pouca chuva, o outono começa nesta terça-feira (20) às 13h15 com um clima ainda mais seco em São Paulo. A estação que termina hoje teve o volume de chuva mais baixo desde 1995.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o equinócio de outono trará um período marcado pela redução gradativa dos efeitos do fenômeno climático La Niña, mas, mesmo assim, as precipitações devem continuar abaixo da média para o período.

Ainda sobre o verão paulista pouco chuvoso, na região de Campinas, por exemplo, houve um déficit de quase 25% no volume de chuvas.

Para Thomaz Garcia, meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências, o outono seguirá o padrão seco e terá uma maior incidência de frentes frias no Estado de São Paulo: “nós esperamos do outono, que chove muito menos, e teremos frequência muito maior de frentes frias”.

O meteorologista Thomaz Garcia destaca que a temperatura deve ficar abaixo da média para o período.

Com a falta de chuvas de verão, a vazão do Rio Piracicaba segue abaixo do esperado para o mês de março, assim como o rio Atibaia, que abastece a região de Campinas.

O período de outono abre espaço para o inverno no dia 21 de junho.

*Informações do repórter Matheus Meirelles