Paraná Pesquisas: Bolsonaro tem 60,9% dos votos válidos contra 39,1% de Haddad

  • Por Jovem Pan
  • 18/10/2018 08h31
Fábio Motta/Estadão ConteúdoSobre a percepção de votar em um dos dois candidatos à Presidência, 90,9% dizem que a decisão por votar em Bolsonaro é definitiva

Em nova pesquisa realizada pelo Instituto Paraná, o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, tem 60,9% dos votos válidos, enquanto Fernando Haddad, do PT, tem 39,1%.

Sobre a percepção de votar em um dos dois candidatos à Presidência, 90,9% dizem que a decisão por votar em Bolsonaro é definitiva, 8,6% ainda podem mudar e 0,5% não sabem ou não opinaram.

Entre os eleitores de Fernando Haddad, 85,4% dizem ser definitiva a decisão em votar no candidato, 13,9% dizem que ainda podem mudar, e 0,7% não sabem ou não opinaram.

Potencial eleitoral de Haddad

Enquanto 26,5% dos eleitores brasileiros entrevistados afirmaram que com certeza votariam no petista, 55,2% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. 15,7% afirmaram que poderiam votar nele para a Presidência.

Potencial eleitoral de Bolsonaro

Enquanto 44,8% dos eleitores brasileiros entrevistados afirmaram que com certeza votariam no nome do PSL, 38% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. 15% afirmaram que poderiam votar nele para a Presidência.

Dados da pesquisa

De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.549/2017, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-04446/2018 para o cargo de Presidente.

O universo desta pesquisa abrange os eleitores brasileiros. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.080 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica.

O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 14 e 17 de outubro de 2018, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.

Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,5% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 906 entrevistas, 4,0% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 560 entrevistas, 5,5% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 311 entrevistas e 5,5% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 303 entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/18.

A amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em três etapas.

Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção.

Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico dos setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população de 16 anos ou mais residente nos setores como base para essa seleção.

Na terceira etapa, a seleção dos entrevistados dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.