Parlamentares protocolam pedido de instalação da CPMI da Renca

  • Por Jovem Pan
  • 22/09/2017 06h56 - Atualizado em 22/09/2017 11h31
Para ser instalada, a CPI Mista precisa ainda ser lida durante uma sessão do Congresso e os líderes partidários devem indicar quem serão os membros

Deputados e senadores protocolaram nesta quinta-feira (21) um pedido para que seja instalada uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito no Congresso para investigar o decreto presidencial publicado no final de agosto extinguindo a Reserva Nacional do Cobre e Associados, a Renca.

No pedido, os parlamentares argumentam que, no mês de junho, o Ministério do Meio Ambiente havia dado parecer contrário à extinção da reserva mineral.

Segundo o deputado Alessandro Molon (Rede), um dos autores do pedido, há suspeitas de que empresários canadenses interessados na exploração da área teriam sido favorecidos com a publicação do decreto: “a CPMI que estamos requerendo tem por objetivo investigar a denúncia de favorecimento a empresas estrangeiras, bem como as razões que levaram o presidente a extinguir a reserva mesmo com parecer contrário do Ministério do meio Ambiente”.

No dia 31 de agosto, depois que a Justiça suspendeu os efeitos do decreto, o Governo anunciou a paralisação de todos os procedimentos sobre direitos de mineração na Reserva e disse que iria iniciar uma consulta pública sobre o assunto.

Para ser instalada, a CPI Mista precisa ainda ser lida durante uma sessão do Congresso e os líderes partidários devem indicar quem serão os membros.

*Informações do repórter Arthur Scotti