Pedidos de aposentadoria por idade pode ser feito pela internet ou telefone
A partir de segunda-feira (21) deverá ficar mais fácil pedir aposentadoria por idade e auxilio maternidade. Pela internet ou pelo 135 o contribuinte poderá fazer o requerimento. Se todos os dados estiveram corretos no INSS, os pedidos poderão ser atendidos em alguns dias ou mesmo em minutos.
Sendo que o pagamento já começa a partir do mês subsequente ao requerimento. O diretor de Benefícios do INSS, Alessandro Ribeiro, avalia que de 15 a 20% dos pedidos deverão ser atendidos quase que automaticamente. Em caso de inconsistência ou falta de documentos, aí sim o contribuinte vai precisar ir até uma agência, tudo mediante agendamento.
Ribeiro admite que o INSS teve alguns problemas com o telefone 135 recentemente. Segundo ele, muitos atendimentos demoravam até 40 minutos o que fazia com a fila fosse grande. Mas garante que o problema já foi solucionado. “Esse final de semana está subindo toda uma leva de sistemas novos que vai diminuir o tempo de processamento. Mudamos todo o roteiro do 135 para que o tempo de atendimento seja menor”, destacou o diretor do INSS.
De acordo com o órgão, antes de procurar uma agência o beneficiário deve consultar a internet ou ligar para o 135, uma vez que alguns documentos podem ser obtidos online e o agendamento, para agilizar o atendimento também está disponível.
A ideia é acabar com as filas e também evitar que o beneficiário tenha que ir pessoalmente várias vezes em busca de atendimento. Pela internet também é possível acompanhar o andamento dos pedidos.
*Com informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.