Pista principal do aeroporto Santos Dumont reabre neste sábado

  • Por Jovem Pan
  • 21/09/2019 09h21
KAUE PALLONE/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDOPrincipal pista do aeroporto passou por reformas e ficou fechada por quase um mês

O Aeroporto Santos Dumont, que opera voos domésticos no Rio de Janeiro, reabre neste sábado (21). A principal pista do aeroporto passou por reformas e ficou fechada por quase um mês. Ela recebeu uma camada porosa que permite melhor drenagem e escoamento da água e maior atrito entre os pneus e o solo.

Com a nova cobertura do pavimento, o aeroporto terá condições de operar por mais tempo em dias de chuva. As obras da reforma da pista começaram no dia 24 de agosto e custaram R$ 9 milhões.

De acordo com o presidente da Infraero, o Tenente-Brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior a manutenção valorizou os ativos do aeroporto que deve ser privatizado até 2022.

“A previsão é que o aeroporto entre na sétima rodada de concessões e as intervenções a serem feitas pela Infraero serão aquelas efetivamente para manter segurança de voo, qualidade para os usuários e elevar o custo do aeroporto na hora que formos fazer a concessão, ou seja, vamos valorizar o ativo.”

A última vez que a pista principal do Santos Dumont passou por manutenção foi em 2009. A expectativa é que a atual recuperação da pista dure em torno de 10 anos, até uma nova reforma.

Durante as obras, apenas a pista auxiliar ficou em operação e aproximadamente 200 voos por dia foram transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim.

As duas principais companhias aéreas brasileiras, Gol e Latam, só retomarão os voos no Santos Dumont na semana que vem. A Azul já retoma as operações nesta sábado; o destino do primeiro voo na pista reformada é Congonhas, em São Paulo.

*Com informações da repórter Natacha Mazzaro