Preços de venda e aluguel de imóveis comerciais registraram alta em dezembro, diz Fipe

  • Por Jovem Pan
  • 29/01/2018 06h40
Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas O professor da Faculdade de economia da Fundação Getúlio Vargas, Alberto Ajzental indicou que os números refletem pouca modificação no cenário

Após um longo período de queda, os preços de venda e locação de imóveis comerciais registraram alta em dezembro de 2017, segundo levantamento da Fipe.

No caso da venda, é a primeira alta desde junho de 2016. Já no caso dos alugueis, o aumento não ocorria desde o início de 2015.

O Índice Fipe Comercial acompanha o preço médio de conjuntos e salas comerciais até 200 m². A elevação nominal dos imóveis à venda, registrou subida de 0,05%. Já o preço médio das locações apresentou avanço de 0,10%.

O professor da Faculdade de economia da Fundação Getúlio Vargas, Alberto Ajzental indicou que os números refletem pouca modificação no cenário: “é uma variação muito tímida. Se fosse queda nesse valor também seria zero. Então enxergo mais como estabilização de valores”.

Alberto Ajzental disse ainda que o mercado de imóveis comerciais é mais afetado em períodos de crise do que o residencial: “o mercado residencial é aquele que atende sua pessoa física, a crise afetou todos. Mas a empresa tem visão mais racional de negócios, então em crise, empresa não vai investir para ter escritório maior ou melhor localizado. Pelo contrário, ela vai diminuir espaço e ir para um lugar com área menos valorizada, cujo metro quadrado é mais barato”.

O professor da FGV afirmou que o mercado deve registrar estabilidade e será balizado em 2018 pela conjuntura econômica, num ano de Copa do Mundo e eleições.

*Informações do repórter Daniel Lian