Prefeitura de SP entrega 34 apartamentos a moradores de rua

  • Por Jovem Pan
  • 25/02/2019 06h31
  • BlueSky
Leon Rodrigues/SECOM Bruno Covas entregou moradias no fim de semana

A Prefeitura de São Paulo entregou o primeiro empreendimento habitacional para a população em situação de rua. Neste fim de semana, dezenas de famílias puderam ocupar os 34 apartamentos localizados em edifício no Centro de São Paulo.

O local foi totalmente reformado e passou a integrar o programa de Locação Social da Prefeitura.  No prédio, começaram a morar pessoas em situação de rua, com foco naquelas com deficiência, com vulnerabilidade de gênero e que tenham integrantes que sejam crianças, adolescentes e idosos.

Todos precisam estar em estágios mais avançados de autonomia, já que terão que pagar de 10 a 15 por cento da renda familiar e as despesas da moradia para ficar na locação.  O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, afirmou que o projeto vai ajudar a “distanciar” os beneficiados do “assistencialismo”.

Covas ainda revelou que o valor arrecadado será direcionado para a manutenção do edifício, que tem instalações e apartamentos acessíveis, iniciativa que foi comemorada pelo secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Torquato pretende criar um piloto para melhorar a abordagem de pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.  A agora ex-moradora de rua, Leda Dias, de 73 anos, festejou a conquista: “Agora eu vou ser uma nova pessoa”.

Assim como Leda Dias, outras 70 pessoas passaram a ter um novo teto para morar. A iniciativa inédita faz parte do plano da Prefeitura de São Paulo de integrar as políticas de direitos humanos, assistência social e habitação.

*Com informações do repórter Matheus Meirelles

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.