Prolongamento da linha 2-Verde do Metrô até Guarulhos ainda não saiu do papel

  • Por Jovem Pan
  • 09/12/2019 10h04
Governo de SPO governo deve retomar as obras de extensão até a Penha em 2020

A definição sobre o prolongamento da linha 2-Verde do Metrô para Guarulhos vai ficar para 2020. O ramal, que atualmente vai da Vila Prudente à Vila Madalena, teve as obras de ampliação autorizadas, neste ano, até a Penha.

No entanto, a extensão até a cidade da região metropolitana ainda não tem data definida. A implantação do Metrô em Guarulhos é uma promessa da gestão João Doria (PSDB). O segundo município mais populoso do estado é ligado ao sistema metroferroviário pela linha treze-Jade da CPTM, inaugurada no ano passado.

O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, diz que o tema continua em estudos, mas não quer falar numa data. “Não é bom falar em calendário nesse momento. O que existe é um esforço, ainda no governo João Doria, para dar passos concretos e irreversíveis para que a linha 2 possa chegar a Guarulhos.”

O prefeito de Guarulhos já sugeriu que a obra possa ser retomada com a articulação de uma parceria público-privada. Guti tem mantido tratativas com o Palácio dos Bandeirantes e está otimista, mas reconhece que por enquanto tudo está na expectativa. “Existe apenas uma expectativa, nós estamos torcendo, como qualquer guarulhense, para que isso saia o mais rápido possível do papel, mas ainda não tem algo concreto. O que existe é toda a burocracia sendo trabalhada, mas temos certeza que isso vai sair”, afirma.

O governo deve retomar as obras de extensão até a Penha no ano que vem porque o trecho já tem grande número de terrenos desapropriados. Se for finalizada até Guarulhos, a linha 2-Verde do Metrô terá 27 estações em 28 quilômetros de extensão.

*Com informações do repórter Tiago Muniz