Recuperado, viaduto que cedeu sobre Marginal Pinheiros é reaberto nesta segunda

  • Por Jovem Pan
  • 18/03/2019 06h50
Marcelo Gonçalves/Estadão ConteúdoCaminhões foram utilizados em teste feito no elevado durante o fim de semana

A segunda-feira (18) começa com um alívio para o motorista em São Paulo. Depois de quatro meses de interdição, o viaduto da pista expressa da Marginal Pinheiros foi liberado pela prefeitura. Localizada nas imediações do Parque Villa Lobos, na zona oeste, a estrutura cedeu em 15 de novembro, e o fechamento prejudicou o trânsito na região.

No sábado (16), o viaduto passou por uma bateria de testes de carga. Segundo o prefeito Bruno Covas, o resultado da avaliação foi melhor do que o esperado, o que levou a gestão municipal a antecipar a reabertura.  Ainda de acordo com a prefeito, serão feitas novas obras de requalificação, mas sem a necessidade de interdições.

“Parte das obras vão continuar. Não são obras emergenciais, são obras de requalificação que podem ser feitas com ele [o viaduto] sendo utilizado. Dia 12 [de abril] sai a licitação, sai o vencedor desta obra complementar.”

Dois tipos de teste foram realizados no último sábado: no dinâmico, um caminhão de cerca de 60 toneladas se deslocou no viaduto a 90 quilômetros por hora. No estático, foram estacionados no viaduto 45 caminhões carregados com pedras, pesando 28 toneladas cada um.

Na última semana, o Ministério Público moveu uma ação civil pública para que a Prefeitura de São Paulo restrinja o tráfego em pontes e viadutos “em situação de grave risco” na cidade.

Bruno Covas diz que as vistorias feitas pelo MP são apenas visuais e que a prefeitura está contratando laudos técnicos para mais 17 viadutos e pontes. Outras 40 estruturas do tipo, segundo ele, estão sendo vistoriadas pela própria prefeitura.

O trabalho de fiscalização de pontes e viadutos na cidade se iniciou em janeiro, e, desde de então, a prefeitura interditou parcialmente a ponte da Freguesia do Ó e a ponte da Casa Verde, e integralmente a ponte da Marginal Tietê que dá acesso à Via Dutra.