Estado do RJ confirma 130 casos de sarampo; campanha de vacinação começa na segunda

Foco são jovens de 20 a 29 anos, que precisam tomar duas doses da tríplice viral

  • Por Jovem Pan
  • 16/11/2019 11h39
Tomaz Silva/Agência BrasilNa capital, já foram registradas 39 pessoas infectadas, sendo que dessas 12 vieram de fora, e 27 foram transmitidos internamente

O Rio de Janeiro vive um surto de sarampo em 2019. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, já são 130 casos no estado, um recorde em comparação aos últimos 18 anos. Na capital, já foram registradas 39 pessoas infectadas, sendo que dessas 12 vieram de fora, e 27 foram transmitidos internamente. Até o início de setembro, havia apenas dois casos confirmados.

Apesar do crescimento das ocorrências, o Rio é o estado com a menor taxa de adesão à imunização. No mesmo período de 2018, cerca de 90% do público alvo tinha sido vacinado — neste ano, o número foi pouco maior que 70%.

Diante do cenário, o estado vai começar nesta segunda-feira (18) uma campanha de vacinação, que vai até o dia 30 de novembro. O secretário de saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, convocou a população a aderir. “O dia 30 é o dia D, mas não precisa esperar até lá, vamos começar logo na segunda. Não podemos correr o risco de no ano que vem ter o que infelizmente está acontecendo no estado vizinho. Só neste ano, já são 11 mil casos e 14 óbitos em São Paulo”, alertou.

O foco da campanha são jovens de de 20 a 29 anos, que precisam tomar duas doses da vacina tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) com intervalo mínimo de 30 dias. Se não houver comprovação vacinal, a pessoa receberá a primeira dose da vacina durante a campanha e a segunda será agendada. Quem tiver recebido apenas uma dose receberá a segunda durante a ação.

* Com informações do repórter Rodrigo Viga