Segundo turno ocorre no dia 28 para escolha de presidente; 13 Estados e DF também escolhem governador

  • Por Jovem Pan
  • 15/10/2018 07h34 - Atualizado em 15/10/2018 07h36
Nelson Jr./ ASICS/ TSE urna A votação no domingo, dia 28 de outubro, ocorre das oito horas da manhã até as cinco horas da tarde no horário local

O segundo turno das eleições será no dia 28 de outubro. Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) disputam a Presidência da República. Em treze Estados e no Distrito Federal os brasileiros voltam às urnas para a escolha dos governadores.

As propagandas eleitorais voltaram a ser exibidas na última sexta-feira e seguem até o dia 26. Nesse período está permitido distribuir material gráfico, realizar comícios, e utilizar alto-falantes e amplificadores de som.

O advogado especialista em direito eleitoral João Fernando Lopes de Carvalho orientou os eleitores a pesquisarem mais sobre os candidatos e aproveitarem as propagandas eleitorais. Ele lembrou ainda que todos os eleitores terão que votar no segundo turno, inclusive aqueles que não votaram na primeira etapa do pleito.

O advogado salientou a importância de combater as notícias falsas para evitar que o eleitor seja enganado e o papel da imprensa nessa ação.

Durante o balanço do primeiro turno das eleições, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a ministra Rosa Weber, afirmou que derrotar as “fake news” é prioridade absoluta da Corte e garantiu que o sistema eleitoral brasileiro é protegido contra fraudes.

A votação no domingo, dia 28 de outubro, ocorre das oito horas da manhã até as cinco horas da tarde no horário local.

No dia do voto, é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido, coligação ou candidato. A partir das 5 horas da tarde, começa a divulgação dos boletins de urna, com a apuração e totalização dos resultados.

Confira a cobertura completa das Eleições 2018

*Informações da repórter Natacha Mazzaro