Segurança pública é o tema que vai dominar e definir a campanha eleitoral

  • Por Jovem Pan
  • 27/02/2018 06h14
Valter Campanato/Agência Brasil Valter Campanato/Agência Brasil O tema segurança pública é mesmo o grande debate do momento e será definitivo na disputa eleitoral deste ano

Nem é preciso pesquisa, basta conversar com os vizinhos. O tema segurança pública é mesmo o grande debate do momento e será definitivo na disputa eleitoral deste ano.

O presidente Michel Temer decidiu capitalizar. Primeiro, a intervenção federal do Rio de Janeiro. Agora, a criação do Ministério de Segurança Pública e a indicação do ministro da Defesa, Raul Jungmann, para a pasta.

O papel do novo ministro será fundamentalmente interligar os Estados e criar um banco de dados sólido e confiável, com informações sobre crimes e criminosos. O Ministério terá nove cargos, mais o de ministro e de secretário-geral. Pouca verba e arrasta a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Penitenciário Nacional.

Informações da inteligência indicam que, para controlar a violência, é preciso dominar primeiro os presídios. É uma ironia imaginar que os chefes do crime organizado moram na prisão.

*Informações do repórter José Maria Trindade

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.