SP: Governo lança Arena Hub, centro de inovação esportiva no Allianz Parque

  • Por Jovem Pan
  • 11/09/2019 07h38
Governo do Estado de São PauloEspaço poderá reunir até mil startups

O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou, nesta terça-feira (10), a implantação do Arena Hub, projeto que tem como objetivo unir empresas, startups e ações inovadoras com foco em transformação social pelo esporte. Com apoio da Federação Paulista de Futebol, o programa será mantido pela iniciativa privada, como a Ernst Young, 2Simple, WeWork Labs e o Allianz Parque.

Doria lembrou que as empresas poderão ser muito mais do que apenas patrocinadoras. “Os parceiros, patrocinadores, são sócios da iniciativa, então eles não apenas tiram o benefício da imagem, como tiram benefício também do resultado. Então são parceiros, patrocinadores e investidores. Eles poderão, também, tem a sua remuneração, o que garante a perenidade do projeto”, explicou, em coletiva de imprensa.

A arena será o maior centro com foco em inovações para o esporte na América Latina e estará localizado na ala noroeste do Allianz Parque, do Palmeiras, um dos estádios mais modernos do mundo. “Será o maior centro de inovação de esporte na América Latina, nascendo aqui em São Paulo. Um espaço que pode receber até mil startups no mundo do esporte é transformador”, completou Doria.

As startups devem criar inovações para os campeonatos, mas ficar longe apenas do futebol. A ideia é trazer novas ideias para todos os esportes, inclusive para atletas que não são de ponta e para os paralímpicos, como explica o diretor executivo do Arena Hub, Marden Mezenes.

“Dado que nós proponhamos para as startups um tema como diminuir o custo da criação de cadeiras de rodas especiais para o basquete. Inovação não é só tecnologia, também tem modelo mental, tem o conhecimento, tem agilidade de processo. Então, dado que conseguimos isso, a gente tem um potencial esportivo e a gente criou, para a indústria, material mais barato, uma caeira de rodas específica, e gerou emprego numa startup. Então assim, um desafio de esporte gerou um ecossistema todo. Esse é o nosso foco”, comemorou.

As empresas interessadas em se inscrever no projeto podem acessar o site.

*Com informações do repórter Victor Moraes