Temer participará na próxima semana de Assembleia Geral da ONU; Toffoli assumirá presidência interina
O presidente Michel Temer embarca no próximo domingo (23) para os Estados Unidos onde vai participar da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Na segunda-feira, o presidente tem encontro com empresários brasileiros e na terça (25) faz o já tradicional discurso de abertura dos trabalhos.
A ideia, inicialmente, era estender um pouco a viagem, mas o presidente deve retornar ao Brasil ainda na terça-feira, uma vez que o presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia, e o presidente do Senado, Eunício Oliveira, voltaram a reclamar de terem que se afastar do país, agora na reta final da campanha eleitoral.
Como eles não podem assumir interinamente a presidência da República, toda vez que o presidente Temer viaja, Maia e Eunício acabam tendo que viajar também. Quem assume interinamente a Presidência da República, durante esses três dias será o novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli.
Essa é a quinta vez desde o início do prazo para desincompatibilização, que foi em abril, que o presidente viaja e obriga os presidentes da Câmara e Senado a também saírem do país. Eles são os sucessores naturais do presidente, mas como são candidatos agora em outubro, não podem mais assumir a presidência para não se tornarem inelegíveis.
Desde abril, só para se ter uma ideia, o presidente Temer já visitou o Peru, Paraguai, Cabo verde, México e África do Sul.
*Informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.