Temer viaja para encontro do Mercosul e Aliança do Pacífico

  • Por Jovem Pan
  • 23/07/2018 06h38 - Atualizado em 23/07/2018 06h38
Marcelo Camargo/Agência BrasilPresidente Michel Temer terá um encontro reservado nesta segunda com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto

O presidente Michel Temer viaja, nesta segunda-feira (23), para o México, onde vai participar de encontro com outros chefes de Estado do Mercosul e da Aliança do Pacífico. O Mercosul e a Colômbia devem assinar um acordo de serviços. Já o país anfitrião e o Brasil devem assinar um tratado sobre Cooperação em Assistência Administrativa Mútua.

Temer terá um encontro reservado nesta segunda com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto. Depois, participará de jantar oferecido aos chefes de Estado. Segundo o subsecretario geral da America Latina e Caribe, embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, um possível acordo entre a Aliança do Pacífico e o Mercosul, é um dos principais interesses do Brasil, que ainda não possui acordo de livre comércio com o México.

O presidente retorna para Brasília nesta terça-feira. Enquanto isso, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia assume a presidência da República. Como o cargo de vice-presidente está vago, a primeira pessoa da linha sucessória é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o segundo, o do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). No entanto, a legislação eleitoral impede a candidatura de ocupantes de cargos no Executivo nos seis meses que antecedem as eleições.

Por isso, os presidentes da Câmara e do Senado também precisarão se ausentar do país. Eunício e Maia estão em viagens particulares.

*Com informações do repórter Arthur Scotti