Termina nesta quinta (27) prazo para emitir segunda via de título de eleitor

  • Por Jovem Pan
  • 27/09/2018 08h21
Marcello Casal Jr/ABrPara os eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico, também está disponível a versão digital do título, ou seja, o 'e-Título'

Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para o eleitor solicitar a segunda via do título de eleitor, ou seja, exatamente dez dias antes do primeiro turno das eleições, marcado para 7 de outubro. A solicitação tem que ser feita diretamente no cartório eleitoral da zona em que a pessoa está inscrita.

Ainda assim, vale lembrar que não é obrigatório apresentar o título no dia da votação. Documentos de identificação com foto, como o RG, passaporte ou carteira de trabalho, por exemplo, também podem ser usados.

Para os eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico, também está disponível a versão digital do título, ou seja, o ‘e-Título’, que permite acessar o documento em smartphones.

O aplicativo também informa o local de votação do eleitor e está disponível gratuitamente para sistemas iOS e Android.

Falando em tecnologia, depois de encerrada a votação, o eleitor poderá acompanhar a contagem dos votos em tempo real usando outro aplicativo: o “Resultados 2018”.

Além de conferir o desempenho nas urnas, também será possível acompanhar o percentual de apuração das seções e compartilhar essas informações nas redes sociais.

Por conta do fuso horário, o TSE começará a divulgar o resultado dos votos para presidente da República às 19 horas, horário de Brasília, quando a votação já estará encerrada. Já os resultados dos outros cargos começarão a ser contabilizados logo após o encerramento da votação, às 17 horas, de cada localidade.

*Informações do repórter Fernando Martins