Teste para Trump: vitória democrata nos Estados deixa cenário legislativo indefinido

  • Por Jovem Pan
  • 09/11/2017 08h25 - Atualizado em 09/11/2017 11h51
EFE/SHAWN THEWVitória democrata em eleições estaduais e municipais dos Estados Unidos indica cenário indefinido para as eleições legislativas de 2018

Vitória democrata em eleições estaduais e municipais dos Estados Unidos indica cenário indefinido para as eleições legislativas de 2018.

Nesta terça-feira, exatamente um ano depois do triunfo de Donald Trump, o partido de oposição nos Estados Unidos ganhou disputas locais importantes. Eles capturaram as prefeituras de Nova Iorque, Boston, Seattle e Detroit, além dos governos de Nova Jérsei e Virgínia.

O coordenador do Observatório Político dos Estados Unidos, Geraldo Zahran, explicou que resultados mais significativos aconteceram nesses estados: “eles são estados que podem variar de mão”.

Em 2018, os Estados Unidos realizam eleições legislativas que devem renovar toda a Câmara dos Deputados e um terço do Senado.

Atualmente, as duas casas do Congresso são controladas pelos republicanos, mesmo partido de Donald Trump.

Para o coordenador do Observatório Político dos Estados Unidos, o resultado da disputa do ano que vem pode complicar a situação do presidente.

Geraldo Zahran lembrou que o Partido Democrata pode até mover uma agenda de impeachment contra Donald Trump: “caso eles percam esse controle de pelo menos uma das casas no ano que vem, a perspectiva de governo de Donald Trump piora muito”

As eleições de 2018 também colocarão em disputa os assentos de governador 39 estados.

Atualmente, dos 50 estados, 33 são administrados por republicanos, 16 por democratas e o Alasca por um independente.

*Informações do repórter Tiago Muniz