Toyota convoca recall de quase 380 mil carros no Brasil por conta de falhas em airbag

  • Por Jovem Pan
  • 28/01/2019 06h43
DivulgaçãoOs equipamentos, da marca Takata, estão trazendo problemas a diversas marcas, pois já foram registradas mais de duas dezenas de mortes e vários feridos por falhas no dispositivo

A Toyota convocou recall de 379.689 veículos para substituição de bolsas de airbag. Os equipamentos, da marca Takata, estão trazendo problemas a diversas marcas, pois já foram registradas mais de duas dezenas de mortes e vários feridos por falhas no dispositivo de deflagração das bolsas de ar.

Com o recall, esses automóveis substituem os equipamentos por outros mais seguros.

A montadora japonesa é uma das marcas que mais foram afetadas pela falha que abrange unidades dos modelos Corolla, Fielder, Etios hatch e sedã, Hilux e SW4. Ao todo, devem ser trocadas 527.595 bolsas de ar na campanha que começa nesta segunda-feira (28).

A Toyota informou que o serviço varia de uma hora e meia até cinco horas, dependendo do modelo. Deste modo, é necessário agendar a troca do airbag no site da marca ou pelo telefone 0800 703 0206.

Segundo a montadora, é fundamental que os proprietários façam o recall, pois o dispositivo deflagrador da bolsa inflável pode dispersar partículas metálicas durante o acionamento, que são potencialmente fatais ao condutor e passageiro em caso de colisão com acionamento do airbag.

*Informações do repórter Fernando Martins