‘Verde Amarelo’: Guedes lança programa de emprego nesta segunda

  • Por Jovem Pan
  • 11/11/2019 10h48 - Atualizado em 11/11/2019 12h26
Marcos Corrêa/Presidência da RepúblicaDe acordo com o ministro, o programa é uma versão "modesta" do idealizado durante campanha eleitoral

Um programa para estimular a geração de emprego vai ser lançado, nesta segunda-feira (11), pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e por membros da equipe econômica do governo. Chamado Verde Amarelo, o programa será implementado através de uma Medida Provisória (MP) e terá como alvo jovens entre 18 e 29 anos, além de pessoas acima de 55 anos com baixa renda.

O programa, na verdade, é uma espécie de derivação de uma ideia de Bolsonaro quando ainda estava na campanha presidencial do ano passado, o Carteira Verde Amarela. De acordo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no entanto, o programa novo é mais “tímido” e “modesto”, uma vez  que o governo não conseguiu emplacar a capitalização na reforma da Previdência.

“A ideia é criar o – nós tínhamos chamado, durante a campanha eleitoral, de Carteira Verde Amarela -, então estamos finalizando os ajustes para lançar uma versão bem mais modesta. Se tivéssemos a aprovação do regime de poupança garantida, que era a capitalização da Previdência, nós lançaríamos uma versão mais forte”, disse.

Atualmente, o Brasil tem mais de 12 milhões de desempregados. Se somarmos os subocupados ou subutilizados, esse contingente beira os 30 milhões de brasileiros. A taxa média de desemprego no país encerrou o terceiro trimestre deste ano em 11,8% e vem lentamente caindo – ainda que em patamar elevado.

Ao observar através de nichos, no entanto, a situação é mais preocupante para jovens e adultos de mais de 55 anos. Nesses segmentos, a taxa de desemprego chega a ser duas ou três vezes maior do que a média nacional.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga