Vídeo registra cenas raras de indígenas Awá, da Amazônia

  • Por Jovem Pan
  • 23/07/2019 07h20 - Atualizado em 23/07/2019 10h48
Reprodução/Mídia ÍndiaNo vídeo, o índio aparece examinando facão

Um vídeo divulgado nesta segunda-feira (22) mostra um raro registro do grupo de indígenas Awá, que vive isolado na Amazônia. A gravação foi feita pelo cineasta indígena Flay Guajajara na terra indígena Araribóia, no Maranhão.

A imagem mostra um jovem entre as árvores examinando um facão. Depois, o homem percebe a presença do grupo que estava filmando e é possível ver um outro índio, com flechas na mão. Em seguida, o grupo se dispersa no meio da mata.

Além dos Awá, também vivem na terra indígena Araribóia 14 mil índios Guajajara, em 155 aldeias.

O autor das imagens faz parte desta etnia e tenta proteger os Awá, que não estabelecem contato com outros grupos. O registro foi divulgado pelo grupo Mídia Índia, que afirma que o território é constantemente ameaçado por madeireiros.

Também nesta segunda-feira, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, disse que, enquanto a Funai esteve na pasta, nenhum conflito em área indígena deixou de ser resolvido. “Vocês não viram os índios por aí gritando, berrando que iam quebrar tudo, que estavam satisfeitos com o ministério. Os índios receberam muito bem. Lá na ponta os índios estavam felizes estando aqui nesse ministério conosco.”

Na Amazônia como um todo, existem mais de cem povos isolados, geralmente compostos de algumas dezenas de pessoas.

*Com informações do repórter Afonso Marangoni