Vivo oferece ‘vantagens’, cobra por mudanças, mas fidelização longa dificulta portabilidade
Vivo Empresas oferece “vantagens” aos clientes, sem informar processo de fidelização, para depois cobrar por mudanças no plano e impedir portabilidade. A tática passa por ligar para o consumidor e mostrar que ele não tem conhecimento de que pode usufruir de um pacote melhor, pagando menos.
Depois, quando o cliente liga para a Vivo Empresas, fica sabendo que qualquer alteração gera custo e, se decidir migrar de plano, uma nova fidelidade de 24 meses será exigida.
O ex-secretário Nacional do Consumidor Arthur Rollo disse que a prática é ilegal e que a operadora precisa avisar explicitamente as implicações da mudança.
Em um caso trazido à Jovem Pan, a Vivo Empresas cobraria R$ 5 mil para extinguir um plano com cinco linhas de um consumidor. Quando o cliente aceitou permanecer e excluir apenas uma linha, o valor baixou para R$ 900, mas uma nova fidelização de 24 meses passa a valer.
E o cliente fica preso à Vivo Empresas, praticamente, uma forma de proibi-lo de fazer a portabilidade para outra operadora.
Arthur Rollo ressaltou que ninguém é obrigado a ficar atrelado a uma empresa quando o serviço não atende às expectativas.
O diretor de Relações Institucionais e Mídia da Proteste lembrou que a portabilidade existe no Brasil há dez anos. Henrique Lian explicou que a Anatel obriga que o consumidor seja informado durante as mudanças de planos e pacotes.
O caso da Vivo Empresas exemplifica por que o mercado de telefonia e internet domina as reclamações anuais dos órgãos de defesa do consumidor. O cliente precisa ficar atento e não deve confiar em promessas fáceis, porque elas podem se transformar em cobranças ou impedir a mudança de operadora.
Em nota, a Vivo Empresas esclarece que atua de forma transparente com seus clientes, oferecendo produtos e serviços que melhor atendem suas demandas. Ainda de acordo com o texto, a empresa ressalta que cumpre com todas as determinações da Anatel, e mantém sempre o cliente informado sobre quaisquer mudanças nas propostas comerciais de seu plano. “Além disso, conta com um rígido procedimento interno para garantir total transparência na relação com o cliente.”
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