Zveiter entrega relatório da denúncia contra Temer na CCJ da Câmara nesta segunda
A semana pode começar de forma negativa para o Governo. Nesta segunda-feira (10), o deputado Sérgio Zveiter, do PMDB, entrega o relatório da denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça. E a expectativa é que ele relate de forma favorável à aceitação da denúncia, mesmo sendo do partido de Temer.
Zveiter faz parte de uma ala mais independente do PMDB e disse não ter sofrido pressões de nenhum dos lados nos últimos dias. Depois da leitura do relatório na tarde de hoje, vai ser concedida vista coletiva até quarta-feira (12).
A partir daí, começa uma longa sessão de discussões: todos os 123 membros titulares e suplentes da CCJ vão ter direito a falar, além de outros quarenta deputados que não fazem parte da Comissão.
Terminado o debate, o relator e a defesa fazem suas alegações finais e o relatório, enfim, é votado. Independentemente do resultado, a previsão é de que na semana que vem a denúncia possa ser votada pelo plenário.
Os próprios governistas trabalham com o cenário de um parecer desfavorável ao Planalto. Uma das estratégias de alguns partidos da base, como o PMDB, o PTB e o PSD, deve ser a troca de membros da CCJ; de deputados com posição crítica ou incerta ao Governo por defensores explícitos de Temer. O Planalto que garantir maioria no colegiado para chegar mais forte na votação do plenário.
Confira as informações do repórter José Maria Trindade:
*Informações do repórter Levy Guimarães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.