Líder da esquerda radical francesa, Mélenchon anuncia candidatura legislativa
O candidato ultra esquerdista Jean-Luc Mélenchon, que ficou em quarto lugar na eleição presidencial francesa, anunciou sua candidatura nas eleições legislativas que acontecem nos dias 11 e 18 de junho.
O líder da esquerda radical espera obter o controle da maioria da Assembleia e fez um apelo aos eleitores para “não dar plenos poderes a Macron”.
Mélenchon afirmou que será candidato em algum distrito de Marseille, onde terminou eleição presidencial em primeiro lugar no primeiro turno.
”Eu já sou deputado francês no parlamento europeu. Eu fui eleito com mais de 300 mil votos, cinco vezes mais do que o necessário para ser eleito deputado nacional. Eu não podia falar para os franceses que nós seremos maioria no parlamento e ficar de fora das eleições legislativas, então, é bem provável de que eu serei candidato na cidade de Marseille”, disse.
Em sua campanha à Presidência, Mélenchon criticou as propostas de Macron para a economia e defendeu a saída do país da União Europeia, enquanto o centrista defende mais integração.
Em 2012, Mélenchon se candidatou as eleições legislativas por um distrito de Pas de Calais no norte da França, mas não conseguiu a vaga no legislativo.
*Informações do repórter Victor Moraes
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.