Mais de 1,5 milhão de estudantes ainda não sabem o local da prova do ENEM

  • Por Jovem Pan
  • 22/10/2015 11h32
Enem

 Faltando dois dias para o Enem, mais de 1,5 milhão de estudantes ainda não consultaram o local de prova, segundo o Ministério da Educação. Dos 7,7 milhões inscritos no Exame, cerca de 80% já conferiram os dados no site do MEC.

Este é o primeiro ano que o cartão de confirmação não é enviado aos alunos pelos Correios e a consulta está restrita à internet.

O Ministério anunciou que 2.500 alunos tiveram os locais de prova transferidos em quatro estados do país. As mudanças ocorreram, em geral, devido a problemas de infraestrutura nas escolas, como incêndios e inundações, no caso do Rio Grande do Sul.

A doutora em Educação pela Unicamp, Maria Aparecida Belintane, diz que os momentos anteriores à prova devem ser de descanso: “É uma prova extensa, que exige muita concentração e a leitura é cansativa. Precisa estar preparado psicologicamente e fisicamente para dar conta da prova e fazer com tranquilidade”. Ela orienta que os pais perguntem aos filhos como eles podem ajudar nesta semana anterior ao exame.

A professora da PUC de São Paulo, Maria Stela Graciani, diz que o modelo de prova do Enem exige um aprendizado integrado entre as disciplinas: “Não temos um modelo institucional dentro dos vários níveis do ensino brasileiro. O dia que o aluno realmente aprender de forma interdisciplinar, estaremos fazendo um excelente vestibular”.

O Exame Nacional de Ensino Médio será aplicado no sábado e no domingo (24 e 25/10) em todo o país a partir das 13h.

O estudante deve consultar o local de prova no site enem.inep.gov.br/participante e informar o CPF.