Metrô cederá áreas próximas às estações para construção de centros comerciais

  • Por Jovem Pan
  • 25/08/2016 10h36
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Rovena Rosa/Agência Brasil Usuários do transporte público de São Paulo reclamam do novo valor da tarifa de R$ 3

Para ajudar a custear o Metrô de São Paulo, o governo do Estado planeja conceder à iniciativa privada áreas próximas a estações com terminais de ônibus, para centros comerciais e shoppings.

Há projeto para expansão em 50% do shopping Itaquera com investimento de R$ 275 milhões, além de construção de espaços nas estações Marechal Deodoro, Vila Mariana, Vila Madalena e São Bento.

O projeto deverá chegar a 17 terminais de integração com estes espaços.

O governador Geraldo Alckmin explicou como funciona o projeto de concessão de áreas. “Você faz uma licitação e diz que quem pagar mais, através de ônus da concessão e prestação, participação na faturamento, você pode ter um shopping ao lado do Metrô”, disse.

Hoje, o Metrô tem cinco shoppings que funcionam em sistema de concessão.

Somente em 2015, com esse projeto, o Metrô recebeu receita de R$ 46 milhões.

Alckmin disse ainda que a receita ajuda a dar fôlego ao custeio da operação. “Ele precisa ter cada vez mais receita extra-tarifa, para não ter que ter uma tarifa alta, que não deve ter para transporte de alta capacidade”.

A alternativa visa injetar mais dinheiro na companhia, pois há expectativa de queda na arrecadação com a venda de bilhetes. A crise econômica é um dos fatores, somado a queda de passageiros que pagam e aumento de gratuidades e descontos a estudantes, idosos e deficientes.

*Informações do repórter Fernando Martins

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