Com Joseval Peixoto, podcast revisita os 75 anos de história da Jovem Pan
Os 75 anos da Jovem Pan estão sendo comemorados em grande estilo com uma série de podcasts que resgatam fatos, coberturas e programas que marcaram a história da empresa, do Brasil e do mundo. Um deles é o “Jovem Pan na História“, apresentado por Joseval Peixoto com curadoria de Patrick Santos e produção de Daniela Contin.
Os três estiveram nesta segunda-feira (23) no estúdio do Morning Show para um bate-papo sobre o trabalho de resgate histórico que tem feito semanalmente. Hoje, vai ao ar o quarto episódio do programa sobre a morte de Martin Luther King.
“Eu narrei e participei de tudo isso. Para mim [o podcast] é tudo porque foi a minha vida”, contou Peixoto, que faz inserções pessoais sob sua perspetiva do fato histórico. O âncora afirmou que ajuda ativamente Daniela na produção, pois presenciou grande parte das reportagens utilizadas no programa.
“A ideia surgiu no final de junho, quando começamos a pensar em algo para comemorar os 75 anos da Jovem Pan. A principal ideia girava em torno de resgatar do nosso próprio arquivo. E o podcast estava crescendo. A história recente do Brasil e do mundo está ali no arquivo, então pensei em transformar em um podcast”, disse o jornalista Patrick Santos.
Responsável pela busca no “acervo bruto” da Jovem Pan, Daniela acrescentou que também faz buscar por arquivos de domínio público, pesquisas acadêmicas e até no YouTube.
“Um paralelo que podemos fazer entre a rádio e o podcast é que imaginamos aquela transmissão ao vivo, mas no podcast trazemos uma sonoplastia ao invés de somente o áudio original, podemos trabalhar especificamente alguns temas”, completou Santos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.