Movimentos sociais entregam a Temer lista com sugestões de substitutos a Teori

  • Por Jovem Pan
  • 26/01/2017 06h20
Brasília - Ministros do STF, Luiz Fux e Teori Zavascki, durante sessão plenária para julgar segunda ação penal contra o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (José Cruz/Agência Brasil)Teori Zavascki

Representantes de 44 movimentos sociais entregaram nesta quarta-feira (25) ao Palácio do Planalto uma lista com oitos sugestões de nomes para ocupar a vaga de Teori Zavascki. A lista tem, inclusive, apoio de juristas de renome.

A presidente da Associação Brasil nas Ruas ressaltou os critérios levados em consideração: “Nossa ideia para os nomes são pessoas que apoiem a Operação Lava Jato e tenham currículos muito bons”.

O nome do presidente do TST, Ives Gandra Filho, também é defendido pelo grupo e já virou vidraça. O miistro tem recebido críticas por sua postura conservadora e ser contra, por exemplo, o casamento homoafetivo e a pesquisa com células-tronco.

O presidente Michel temer tem se aconselhado. No Planalto, o lobby corre solto. Temer já deu sinais de que escolherá um nome técnico que não cause problemas e nem polêmicas no Supremo Tribunal Federal.

Temer reafirmou que só irá anunciar um novo ministro para o lugar de Teori após a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, definir quem será o relator da Lava Jato.

Cármen Lúcia tem conversado com os demais ministros da Casa e deu sinais de que deverá indicar o nome do novo relator assim que terminar o recesso do Judiciário na próxima semana.

*Informações da repórter Luciana Verdolin