“O governo é um show de incompetência” diz especialista sobre a implantação do Simples Doméstico
O Simples Doméstico referente a outubro vence no dia 30/11, e a guia com recolhimento do décimo terceiro salário estará disponível no E-social a partir do dia 01/12. Devido à falha no sistema no início do mês, a Receita precisou prorrogar o limite do pagamento do boleto do mês passado. O contribuinte terá que pagar duas guias em sete dias, porque a de novembro, com a primeira parcela do décimo terceiro, vence em 7 de dezembro.
O tributarista Clóvis Panzarini, consultor Jovem Pan, diz a Anderson Costa que o empregador corre o risco de ter mais dificuldades com o sistema: “O governo federal é um show de incompetência na implantação do Simples Doméstico. É uma acumulação de despesas e nem sabemos ainda como vai funcionar o sistema, se vai funcionar adequadamente. Tem que ficar atento, não pode deixar para o último dia, porque podemos ter novas surpresas desagradáveis na hora de pagar os impostos”. Clóvis Panzarini acrescenta que, apesar do nome, o Simples Doméstico é bastante difícil para quem não está habituado a usar o computador.
O presidente do Instituto Doméstica Legal, Mário Avelino, reforça que serão três pagamentos de guias do Simples até sete de janeiro. Ele acrescenta que, caso haja problemas no site E-social em dezembro, o prazo precisará ser prorrogado mais uma vez.
Segundo a Receita Federal, mais de 1,3 milhão de empregadores se cadastraram no site E-social para fazer o recolhimento do Simples.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.