Bolsonaro: Tenho um decreto pronto para reabrir o comércio

  • Por Jovem Pan
  • 02/04/2020 19h35 - Atualizado em 02/04/2020 20h02
Dida Sampaio/Estadão ConteúdoBolsonaro defende o fim da quarentena no país

Em entrevista exclusiva ao programa Os Pingos nos Is, nesta quinta-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que já preparou decreto que pode determinar a reabertura dos comércios e atividades que foram consideradas não essenciais pelos governadores e prefeitos, fechados para estimular o isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para tentar frear a pandemia de coronavírus.

“Eu tenho um projeto pronto na minha frente, para ser assinado, se preciso for, considerando atividade essencial toda aquela exercida por homem ou mulher, que seja indispensável para que ele leve o pão para a casa todo dia”, afirmou Bolsonaro.

O presidente pediu que os governadores revejam suas posições e decretos para que a população não sofra os efeitos econômicos. Ele exemplificou as lotéricas como serviço que deve voltar a funcionar imediatamente.

“Nós tínhamos no Brasil três mil casas lotéricas fechadas por decretos de governadores e prefeitos. Isso é um absurdo. Tem cidade que a casa lotérica funciona como banco, para o elemento sacar o dinheiro do bolsa família. Esses excessos precisam que ser corrigidos”, disse.

Questionado por que ainda não assinou o decreto, o presidente afirmou que tem gente “poderosa” em Brasília que o quer fora do cargo. “Um presidente pode muito, mas não pode tudo”, disse. “Só posso tomar certas decisões com o povo ao meu lado”, completou.