Pesquisa indica perda de apoio de colombianos ao acordo com as Farc

  • Por Jovem Pan
  • 28/09/2016 08h09
Pesquisa indica perda de apoio de colombianos ao acordo de paz com as Farc - EFE

Uma nova pesquisa de intenção de voto indica perda de apoio dos colombianos ao acordo de paz entre o governo do país e as Farc.

Apesar da cerimônia de oficialização do cessar-fogo na segunda-feira (26), os colombianos ainda irão às urnas em um referendo no próximo domingo (02), para decidir se o texto será validado.

Em 9 de setembro, a vantagem dos defensores do tratado era maior: a opção que ratifica o acordo contava com 72% das intenções de voto. Na semana passada, o índice caiu para 66%.

Nesta terça-feira (27), um levantamento divulgado pelo jornal “El Tiempo” indicou que 55% dos colombianos pretendem votar pelo “Sim”, enquanto 36% escolherão o “Não”.

O professor de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, José Maria de Souza Júnior, afirmou que a reintegração dos guerrilheiros será um processo complexo para a sociedade colombiana.

“Eu vejo como uma certa acomodação por conta do desgaste. Faz com que os atores envolvidos estejam concordando que a reintegração seja feita desta forma”, disse.

José Maria de Souza Júnior acrescentou ainda que a população colombiana cobra punições aos guerrilheiros, pela violência provocada ao longo dos 52 anos de conflito.

Caso o acordo de paz seja aprovado no referendo, o governo de Bogotá deverá criar uma Comissão da Verdade para esclarecer o que ocorreu com as vítimas do confronto.

Os mais de 7 mil integrantes das Farc também deverão entregar as armas e se comprometer a encerrar os vínculos com o narcotráfico.

*Informações do repórter Vitor Brown