PF deflagra operação que investiga empréstimos fraudulentos da Caixa na BA

  • Por Jovem Pan
  • 19/07/2016 09h28
caixa econômica federal - Wikimedia

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19), a Operação Ali Babá. A ação investiga grupo que teria aplicado golpes na Caixa Econômica Federal e em instituições financeiras no Estado da Bahia.

São cumpridos 25 mandados de prisão – 10 preventivas e 15 temporárias -, 28 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Seabra, palmeiras, Monte Santo, Presidente Tancredo Neves e Remanso. Cerca de 140 agentes da PF cumprem os mandados judiciais.

Segundo a Polícia Federal, até o momento 19 empresas envolvidas no esquema de golpes foram identificadas. Há a suspeita de um número superior a este. Apenas em 2013 foram constatados prejuízos maiores que R$ 10 milhões.

O grupo operava desde 2006 e agia por meio de “laranjas” obtendo grandes empréstimos junto a agências de diversos bancos.

A PF aponta ainda que “após recebidos, os créditos jamais eram restituídos. O esquema também contava com pessoas especializadas no fornecimento de documentos falsos, que viabilizam a constituição das empresas e a obtenção dos empréstimos fraudulentos”.

Os envolvidos responderão por organização criminosa e estelionato.