Portaria define novas regras para estacionamentos de táxi em SP

  • Por Jovem Pan
  • 07/10/2016 10h28
27/03/2015- São Paulo- SP, Brasil- Protesto de taxistas, no centro da cidade, pedindo mais segurança devido a morte de um colega. Foto Paulo Pinto/ Fotos Públicastáxi

Uma portaria publicada no Diário Oficial do município de São Paulo nesta quarta-feira (05) definiu novas regras para os estacionamentos de táxi.

Segundo as novas normas, o passageiro poderá escolher qual táxi pegar no ponto, não sendo, portanto, obrigado a entrar no primeiro veículo da fila.

A medida, segundo a Prefeitura, determina que o taxista deverá ficar dentro ou próximo de seu carro e não abandonar o veículo no local estacionado. Apesar da não obrigatoriedade, por parte do passageiro, de entrar no primeiro carro da fila, os carros ainda devem ser estacionados em ordem de chegada.

Os taxistas poderão sair das filas, independentemente da ordem, caso sejam acionados via aplicativo ou telefone para realizar uma nova corrida.

A portaria determina ainda que fica desautorizada a abordagem de passageiros para influenciar sua escolha. Também fica proibida a formação de estacionamento de táxis em vias públicas ou privadas sem a autorização do Departamento de Transporte Público.

Segundo taxistas, na prática isso não deve mudar muita coisa, mas o passageiro terá total liberdade para decidir o carro que utilizará para sua viagem.

Confira a reportagem completa de Fernando Martins: