Prefeitura de SP faz balanço do 1º dia das mudanças de velocidade nas marginais

  • Por Jovem Pan
  • 26/01/2017 06h56
O Governador Geraldo Alckmin , acompanhado de Dona Lu, Alaide Quercia, chega para inauguracao da Ponte Estaiada Orestes Quercia, que contou com a presença do Vice Presidente Michel Temer. Local: São Paulo/SP Data: 27/07/2011 Foto: José Luis da ConceiçãoMarginal Tietê - José Luis da Conceição/ GOVESP

O primeiro acidente com as novas velocidades nas marginais acontece com um carro dentro do limite novo, mas acima do antigo. Um motorista bateu numa mureta da pista expressa da Marginal Pinheiros e atingiu uma viatura da CET por volta da 1h30 de quarta-feira (25).

A partir da meia-noite, os automóveis já podiam circular na via em até 90 quilômetros por hora.

O diretor de operações da CET, Milton Persoli, afirmou que o motorista em questão não superou o novo limite estabelecido. “Ele passou no quilômetro 14, primeiro radar, a 80km/h. Ele passou no segundo radar, quilometro 12, a 74km/h. a diferença entre os dois pontos nos permitiu calcular a velocidade média dele percorrida, de 76,6km/h. Portanto, ele não estava acima da média”, explicou.

No entanto, o motorista que causou o acidente trafegava com velocidade acima do antigo limite de setenta quilômetros por hora na pista expressa.

O presidente da CET, João Octaviano Machado Neto, disse, no entanto, que os indícios que ele possui levam a crer que o acidente foi causado por outros fatores.

As informações foram divulgadas no balanço das primeiras doze horas de monitoramento, quando ocorreram outros dois acidentes leves, sem feridos.

O secretário municipal de mobilidade e transportes, Sérgio Avelleda, afirmou que a fiscalização tentará conter principalmente acidentes de madrugada e com motociclistas. “Temos inúmeros acidentes que acontecem na madrugada, quando os motoristas não obedecem nenhuma das velocidades”, disse.

Os novos limites de velocidade nas marginais entram em vigor na zero hora desta quarta-feira, aniversário de São Paulo.

Na pista expressa, a máxima ficou em 90km/h; na central da marginal do Tietê, 70km/h; e nas locais, 60km/h.

Na faixa da direita das pistas locais, pelas quais passam os ônibus e é permitida a conversão à direita, a velocidade fica em 50km/h.

No caso dos veículos pesados, o limite fica 50km/h nas pistas locais e sessenta nas demais.

*Informações do repórter Tiago Muniz