PSDB realizará prévias neste domingo para definir candidato à prefeitura de SP

  • Por Jovem Pan
  • 26/02/2016 09h46
João Doria Jr

 O PSDB realizará prévias no domingo (28/02) para a definição do candidato tucano nas próximas eleições municipais de 2016. Estão na disputa, o vereador Andrea Matarazzo, o empresário João Dória Júnior e o deputado federal Ricardo Tripoli.

O diretório municipal da legenda ressalta que 27 mil filiados estão aptos a participar do processo, mas o voto não é obrigatório. O empresário João Dória Júnior pretende deixar o setor privado com a promessa da renovação na política de São Paulo: “Eu volto para a vida pública e já atuei no executivo como secretário de Mário Covas e como presidente da Embratur. Ao longo desses últimos 30 anos em que venho atuando no setor privado, eu trago essa experiência para o setor público”.

João Dória Júnior conta com o apoio do governador Geraldo Alckmin, enquanto um dos seus rivais tem aval do ex-presidente Fernando Henrique e José Serra. Trata-se do líder do PSDB na Câmara, o vereador Andrea Matarazzo, que nega a fragilização do partido nas eleições com essa disputa interna “Não, não acredito. É um processo natural de prévias, um período que você faz a disputa entre candidatos do partido, mas obviamente, na hora que tiver um finalista a tendência do partido é que se junte em volta de quem ganhar”.

Mas os bastidores das prévias tucanas não estariam tão amistosos como sugerem os candidatos, numa verdadeira briga pelos apoiadores e militantes. O deputado Ricardo Tripoli avalia que o partido tem grande chance de vitória em 2016, mas reconhece que os tucanos precisam estar unidos. “Uma preocupação que eu tenho é que o PSDB, quando está desunido, normalmente colhe derrota. Quando está unido chega à vitória. Temos muito para emprestar de todo esse conhecimento acumulado no PSDB, com grandes figuras que já passaram aqui e o futuro que esperamos para a cidade de São Paulo”.

Os tucanos irão votar nas suas zonas e o presidente do partido na capital, o vereador Mário Covas Neto, descarta uma quarta via à prefeitura da capital. Se nas prévias neste domingo nenhum candidato atingir mais de 50% dos votos, um segundo turno está agendado para 20/03.