Quatro em cada 10 varejistas correm risco inadimplência nos próximos 6 meses
Um levantamento da Serasa Experian apontou que quatro em 10 varejistas brasileiros têm alta probabilidade de se tornarem inadimplentes nos próximos seis meses.
Segundo o estudo, as empresas de pequeno e médio porte representam 83% das companhias com risco de endividamento no próximo semestre.
Os empreendimentos mais recentes, com até quatro anos de fundação, são os que possuem o maior risco de não conseguir honrar os pagamentos.
O vice-presidente de Pessoa Jurídica Serasa Experian, Victor Loyola, explicou que as marcas tradicionais do varejo são mais resistentes à crise econômica: “a gente vê que as empresas mais antigas têm risco de inadimplência menor que as mais novas. tem muito mais resiliência, mais probabilidade de aguentar uma crise”.
O economista lembrou ainda que a falta de crédito dificulta ainda mais a situação dos pequenos varejistas, que não conseguem atravessar longos períodos com queda nas vendas.
De acordo com a Serasa Experian, as companhias das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste são as que estão mais sujeitas à inadimplência nos próximos meses.
*Informações do repórter Victor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.