Sábado é o último dia para abater o IPVA com a Nota Fiscal Paulista

  • Por Jovem Pan
  • 28/10/2015 16h26
Edson Lopes Jr / A2 FOTOGRAFIA Nota Fiscal Paulista dá créditos a consumidores que informam o CPF no momento da compra. Valores podem ser transferidos para conta corrente ou abater o IPVA 2020

 Contribuinte tem até o próximo sábado, dia 31 de outubro, para abater o IPVA com a Nota Fiscal Paulista, apenas com o dinheiro acumulado em 2014. Por causa da crise, o governo do Estado de São Paulo decidiu fazer apenas um repasse anual, em vez de um a cada semestre.

O usuário já consegue visualizar os créditos acumulados de janeiro a julho, mas a próxima liberação só será em abril de 2016. O secretário da Fazenda de São Paulo, Renato Villela, acredita que o contribuinte não será prejudicado: “Esse é um programa que tem um efeito muito mais forte nas camadas de alta renda, onde as pessoas tem capacidade de conferir bens de maior valor e gerar créditos mais substanciais”. O secretário considera a Nota Fiscal Paulista importante para reduzir a sonegação.

Já o tributarista Clóvis Panzarini contesta e destaca que o programa já não rende mais para o Estado: “O governo estava gastando R$ 2 bilhões de reais por ano com esse programa, para monitorar o setor varejista que tem pouco peso na arrecadação de São Paulo. Hoje, quase todo o imposto não é recolhido pelo varejista e sim pela indústria”. Ele ainda lembra que o estado reduziu de 30% para 20% o valor do ICMS devolvido aos consumidores.

Os créditos da Nota Fiscal Paulista podem ser consultados no site www.fazenda.sp.gov.br