Sem oportunidade de crescimento na carreira, profissionais mudam de emprego
Falta de oportunidade de crescer na carreira, e não a crise, faz muitos profissionais brasileiros trocarem de emprego. O desafio move 38% dos entrevistados pela rede social Linkedin em uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (16), que ainda elenca em segundo lugar a insatisfação com a remuneração e benefícios.
Na sequência vem a insatisfação com ambiente e cultura da empresa coladinha com a falta de reconhecimento.
Também por isso, 94% dos brasileiros se disseram abertos a receber uma proposta, índice acima da média mundial. O que na visão da consultora em carreiras Tali Alkalay Brenman significa um amadurecimento do profissional: “justamente de ir atrás daquilo que faz mais sentido para ele na carreira”.
E uma peculiaridade do brasileiro também contribui com outro fator que apareceu com destaque na pesquisa. 24% têm grandes dificuldades para negociar salário, benefícios e cargos e mais de 30% dos entrevistados admitiram tomar conhecimento de vagas por meio de alguém. O famoso “quem indica”.
Segundo a consultora, nós adoramos preservar (e contar) com uma rede de relacionamentos, mesmo dentro do escritório, mesmo que isso custe uma chance de promoção. “Tem a ver com a afetividade. O brasileiro é um povo mais conectado com os afetos, com as relações e acaba valorizando essa conexão”, disse.
O levantamento foi feito com mais de 26 mil profissionais em 30 países, sendo 664 brasileiros, entre janeiro e março de 2016.
*Informações da repórter Carolina Ercolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.