Sindicatos da CPTM votam greve nesta terça-feira

  • Por Jovem Pan
  • 10/05/2016 07h40
CPTM

 Os sindicatos de trabalhadores da CPTM votarão sobre novas greves nesta terça-feira. Representantes dos funcionários e da Companhia tentaram conciliação na segunda (9) no Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região.

A empresa ofereceu 5,22% de reajuste parcelado, mas a categoria quer, no mínimo, 11,08% de aumento. No início, a CPTM estava oferecendo apenas 2,61% de reajuste.

As partes já concordaram em outros 56 pontos de acordo como estabilidade pré-aposentadoria, benefício saúde e assistência odontológica. No entanto, a parte mais delicada das conversações é mesmo a salarial.

O desembargador Wilson Fernandes pediu que os trabalhadores não realizassem a paralisação ainda e que a CPTM considerasse aumentar o reajuste. A proposta oferecida pela Companhia vai ser votada em assembleias separadas marcadas para as 18h desta terça-feira.

É importante lembrar que são quatro sindicatos que representam os trabalhadores, assim é possível que nem todas as linhas parem em caso de greve. Independentemente da paralisação, está marcada uma nova tentativa de conciliação no dia 17 de maio.

Reportagem: Tiago Muniz