Sistema Cantareira deve sair da reserva técnica na próxima semana

  • Por Jovem Pan
  • 27/12/2015 12h11
05/08/2014- São Paulo- SP, Brasil- O prazo de atividades do Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão do Sistema Cantareira foi prorrogado para 31 de outubro de 2015. A prorrogação da vigência do GTAG-Cantareira considera a atípica situação de escassez de chuvas no Sudeste entre janeiro e julho. Este contexto climático tem resultado em vazões inferiores aos menores valores observados no histórico de monitoramento da bacia do rio Piracicaba, onde estão os principais reservatórios de regularização de vazões do Sistema Cantareira, responsável por parte do abastecimento de água das regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas. Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas Sistema Cantareira está estável

 Governo de São Paulo já trabalha com o Cantareira em 30% do volume útil até o fim do primeiro semestre de 2016. A reserva técnica está praticamente recuperada e o sistema recebeu no ano o dobro de chuva na comparação com 2014, início da crise hídrica. A Sabesp espera que o manancial saia da reserva técnica até o primeiro final de semana de 2016.

O secretário de saneamento e recursos hídricos, Benedito Braga, prevê alguma folga na crise hídrica do Cantareira antes da estação seca: “Com os novos padrões de consumo, com a conscientização que a população tem hoje sobre uso eficiente da água, se nós chegarmos a 30% do volume útil, estaremos em uma condição muito mais confortável”. Benedito Braga lembra, no entanto, que apesar das melhores condições, a economia de água não deve ser esquecida.

O professor de engenharia hidráulica da USP, José Carlos Mierzwa, avalia que o quadro é mais favorável, mas pondera: “A perspectiva desse verão é que a recuperação do reservatório seja maior”. Mierzwa lembra que o Cantareira ainda está longe de ser recuperado, apesar de sair do volume morto. A Sabesp resolveu manter o bônus e o ônus, a multa para os gastões de água, ao longo de 2016.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.