Eleições 2020: quem deve votar e o que levar

Mais de 700 mil candidatos participam do pleito, que definirá quem serão os prefeitos e vereadores que representarão os mais de 5 mil e 500 municípios brasileiros pelos próximos quatro anos

  • Por Lívia Zanolini
  • 11/11/2020 15h00 - Atualizado em 11/11/2020 15h25
urna eletrônica. Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSEQuem não votar deverá justificar a ausência; a recomendação é que seja feita pelo aplicativo e-Título ou em qualquer local de votação

Este ano, 148 milhões de eleitores estão aptos a votar nas eleições municipais, marcadas para os dias 15 e 29 de novembro. No Brasil, o voto é obrigatório para brasileiros com mais de 18 anos. No título de eleitor, constam a zona e a seção eleitorais onde cada um deve votar. Quem tem dúvidas sobre o local, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral. E este ano tem novidade. O aplicativo e-Título, que pode substituir o documento de papel, passou por atualizações. A via digital agora mostra a foto dos eleitores que já passaram pelo cadastramento biométrico. Neste caso, basta o cidadão mostrar o seu perfil no app para ingressar na seção eleitoral e votar. Quem não puder usar o aplicativo, continua tendo que apresentar um documento oficial com foto no dia da eleição. Para evitar a disseminação do coronavírus, a biometria não será utilizada neste ano.  Mais de 700 mil candidatos participam do pleito, que definirá quem serão os prefeitos e vereadores que representarão os mais de 5 mil e 500 municípios brasileiros pelos próximos quatro anos.

Na urna eletrônica, o eleitor votará, primeiro, no candidato a vereador, e terá de digitar cinco números. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e o partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, é só apertar a tecla verde “CONFIRMA”. Depois, o eleitor votará no candidato a prefeito, com dois dígitos, seguindo o mesmo procedimento. Neste ano, as seções eleitorais funcionarão em horário ampliado: de 7 da manhã às cinco da tarde. Pessoas com 60 anos ou mais terão prioridade entre 7 e 10 da manhã. Quem não votar deverá justificar a ausência. A recomendação é que seja feita pelo aplicativo e-Título ou em qualquer local de votação. Então, se você não puder comparecer, não deixe de justificar. Se puder, não desperdice a oportunidade de exercer a cidadania. Tão importante quanto participar das eleições, é votar de forma consciente! Para isso, procure conhecer os candidatos e sua vida pregressa, avalie propostas e antecedentes e, principalmente, acompanhe o exercício dos mandatos dos eleitos. Tá Explicado?

Gostaria de sugerir algum tema para o programa? É simples. Encaminhe a sugestão para o e-mail online@jovempan.com.br e escreva Tá Explicado no assunto. Participe!