Taxa de juros no cartão de crédito sobe e chega ao maior patamar desde 1995

  • Por Jovem Pan
  • 08/07/2016 08h06
Juros cartão de crédito - Fotos Publicas

Taxa de juros no cartão de crédito volta a subir em junho e atinge 447,44% ao ano, maior patamar desde 1995.

No cheque especial, os juros chegaram a 286,27% ao ano no mês passado, segundo a Anefac. Já no empréstimo pessoal em bancos, os juros foram de 72,14%.

O vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Miguel Ribeiro de Oliveira, disse que os índices vão continuar subindo: “do lado do BC, não temos um alívio dos juros e vai depender da questão da inadimplência. Com a inadimplência maior, evidentemente que as taxas de juros vão continuar subindo”.

Das várias linhas de crédito pesquisadas, só a de financiamento de veículos apresentou recuo, em mais uma tentativa de estímulo às vendas.

Em entrevista a Denise Campos de Toledo, o economista Fábio Silveira avaliou que essa situação reforça o ciclo negativo no País: “enquanto não tivermos novo horizonte de retomada, ficaremos nesse ciclo vicioso que vai fragilizando demandas e empresas e para se defender, opera taxas mais elevadas”.

O faturamento do setor de cartões de crédito subiu 9% no ano passado, para R$ 678 bilhões, enquanto o de débito avançou 12% para R$ 390 bilhões.

Os dados foram divulgados pelo Banco Central e fazem parte do Relatório de Vigilância do Sistema de Pagamentos Brasileiro 2015.