Trump e Clinton são favoritos na “Super Terça”, com prévias em diversos estados

  • Por Jovem Pan
  • 01/03/2016 07h32
Donald Trump e Hillary Clinton

 Donald Trump e Hillary Clinton chegam como favoritos à “Super Terça”, que deve definir os candidatos republicano e democrata nas eleições americanas. Mais de dez estados realizam nesta terça-feira (01/03) as primárias dos dois partidos na maior prévia para a indicação de nomes às convenções nacionais, em julho.

Entre os republicanos, Trump administra uma vantagem de mais de 30 pontos sob os senadores Marco Rubio e Ted Cruz em pesquisa realizada pela CNN.

O diretor do curso de relações internacionais da FMU, Manoel Furriela, aponta o momento em que o magnata garantiu a vitória: “Quem partiu para seguir a linha do Donald Trump, que eram outros candidatos republicanos, eles acabaram naufragando porque não tinham identidade com as propostas que estavam passando. E o eleitor que quer o extremismo vai no Trump”. Furriela destaca que Hillary Clinton, que está a mais de 20 pontos na frente de Sanders, manteve o discurso e foi bem sucedida.

A pesquisadora do Instituto de estudos sobre os Estados Unidos, Solange Reis, lembra que Hillary conta com um grande número de delegados: “Desde o início das primárias dos democratas, ela vem reunindo um número muito grande de delegados, então ela está muito a frente do Sanders em número de delegados, que é o que realmente importa para conseguir a nomeação em julho”.

Na Super Terça, os candidatos lutam para conquistar delegados eleitorais, que nas convenções manifestarão o resultado obtido nas primárias. Hillary Clinton tem vantagem porque conquistou os superdelegados, já Trump precisa de pelo menos 240 zonas eleitorais para se consolidar.