Trump e Clinton são favoritos na “Super Terça”, com prévias em diversos estados
Donald Trump e Hillary Clinton chegam como favoritos à “Super Terça”, que deve definir os candidatos republicano e democrata nas eleições americanas. Mais de dez estados realizam nesta terça-feira (01/03) as primárias dos dois partidos na maior prévia para a indicação de nomes às convenções nacionais, em julho.
Entre os republicanos, Trump administra uma vantagem de mais de 30 pontos sob os senadores Marco Rubio e Ted Cruz em pesquisa realizada pela CNN.
O diretor do curso de relações internacionais da FMU, Manoel Furriela, aponta o momento em que o magnata garantiu a vitória: “Quem partiu para seguir a linha do Donald Trump, que eram outros candidatos republicanos, eles acabaram naufragando porque não tinham identidade com as propostas que estavam passando. E o eleitor que quer o extremismo vai no Trump”. Furriela destaca que Hillary Clinton, que está a mais de 20 pontos na frente de Sanders, manteve o discurso e foi bem sucedida.
A pesquisadora do Instituto de estudos sobre os Estados Unidos, Solange Reis, lembra que Hillary conta com um grande número de delegados: “Desde o início das primárias dos democratas, ela vem reunindo um número muito grande de delegados, então ela está muito a frente do Sanders em número de delegados, que é o que realmente importa para conseguir a nomeação em julho”.
Na Super Terça, os candidatos lutam para conquistar delegados eleitorais, que nas convenções manifestarão o resultado obtido nas primárias. Hillary Clinton tem vantagem porque conquistou os superdelegados, já Trump precisa de pelo menos 240 zonas eleitorais para se consolidar.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.