Trump nomeia Neil Gorsuch para ocupar vaga na Suprema Corte
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou Neil Gorsuch para ocupar uma vaga da Suprema Corte. Agora, a nomeação do juiz depende da aprovação do Congresso.
Neil Gorsuch tem 49 anos e era o favorito da elite conservadora. Ele serve a Corte de Apelações em Denver, se formou em Oxford e Harvard, onde foi contemporâneo do ex-presidente Barack Obama.
“Estou cumprindo outra promessa. O juíz Gorsuch é o homem que nosso país precisa para garantir o cumprimento da lei, as regras da justiça. Minha única esperança é que democratas e republicanos possam se unir, por uma vez, pelo bem do país”, disse Trump.
Gorsuch é considerado um seguidor do “originalismo” na interpretação da Constituição. Corrente que considera que o conjunto de leis deve ser interpretado da maneira como pretendiam os criadores.
Ex-funcionário do Departamento de Justiça por dois anos na administração Bush, Gorsuch já passou dez anos em um tribunal federal.
“Farei tudo o que estiver ao alcance para servir a constituição deste país. Vou trabalhar para manter as tradições da lei, a fim de administrar a igualmente a justiça”, disse o novo indicado.
Caso confirmado, Gorsuch ocupará a vaga do conservador Anton Scalia, então membro mais antigo da Suprema Corte Americana, encontrado morto em fevereiro do ano passado, aos 79 anos.
*Informações do repórter Felipe Palma
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.