Ministro diz que edital para contratação de novos médicos sai nesta terça-feira
Com a saída dos médicos cubanos do Brasil, pelo menos 8,5 mil vagas serão abertas. E nesta segunda-feira (19), em evento da Conferência Nacional dos Municípios (CNM) que contou com a presença do presidente Michel Temer (MDB), o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, anunciou que o edital para a contração de novos profissionais será lançado na terça (20).
Esse edital estará disponível para médicos brasileiros e estrangeiros inscritos no CRM, Conselho Regional de Medicina, a partir das 8h da manhã. Os candidatos poderão selecionar as vagas de interesse. De acordo com o ministro, os contratados suprirão a demanda antes atendida pelos médicos cubanos do programa Mais Médicos.
Outro edital também deve ser publicado na próxima semana para ampliar o escopo de contratações. “Todos os médicos, inclusive os cubanos, poderão optar em permanecer e participar dessa seleção”, disse o ministro.
Com o vácuo deixado, o ministro considera ainda um novo programa Revalida para alinhar os formados no exterior que desejarem ocupar as vagas abertas. “A determinação do presidente Temer é que tenhamos o menor impacto possível na ausência de qualquer médico cubano que possa a partir da semana passada já ter saído”, afirmou.
Além disso, os editais apresentam uma característica emergencial que impedirá que mais de um profissional se candidate para a mesma vaga em um mesmo município. Na prática, isso quer dizer que a vaga será fechada no sistema após o primeiro candidato confirmar interesse.
No fim do evento, enquanto o ministro assinava a determinação para a publicação do edital de contratação, prefeitos que participavam do evento entoaram gritos de “fica Temer”.
*com informações de Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Política
Temer anuncia apoio a Flávio Bolsonaro no 2º turno: ‘Sociedade quer reconexão’
Em vídeo publicado nas redes sociais, o ex-presidente disse que a população deseja mudança, atenção e respeito
- Infarto pode acontecer a qualquer hora: veja os sinais e o que fazer agora Brazil Health · há 9 horas
- Por que a pediatria está sumindo? Os desafios que ninguém conta aos pais Brazil Health · há 2 dias
- Infarto em mulheres: por que os sinais passam despercebidos e o risco é maior? Brazil Health · há 5 dias
- Estado de São Paulo chega a 40 casos de sarampo em 2026 Estadão Conteúdo · há 5 dias