Bolsonaro admite desafio de conter fogo no pantanal
O presidente Jair Bolsonaro admitiu na quinta-feira, 20, preocupação com o fogo que atinge o Pantanal. Segundo ele, os focos de incêndio são maiores do que os registrados no ano passado. O presidente reconhece dificuldades por conta da extensa área que é ocupada pelo Pantanal. Bolsonaro explicou que é como se a gente unisse quatro estados, Rio de Janeiro, Sergipe, Rio Grande do Norte e Alagoas. Até por conta disto, segundo ele, o problema não é fácil de resolver. Segundo o ministério do Meio Ambiente, outro fator que tem prejudicado o controle dos incêndios é justamente a legislação. De acordo com o presidente, atualmente, é proibido o uso preventivo do fogo. Ele próprio admitiu que se assustou com imagens mostrando pessoas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) colocando fogo na vegetação na beira das pistas. Mas afirmou que isso tem como objetivo frear a chega das queimada. O presidente lembrou que muitos dos incêndios também começam de forma criminosa.
[jp-related-posts ids=”961005,960949,960778″]
Em meio aos problemas enfrentados pela população do Pantanal por conta do fogo, uma frente fria extrema se aproxima do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e norte do país. Preocupada com a situação das populações mais vulneráveis, principalmente naquelas regiões em que a população não está acostumada a frios extremos, a primeira dama Michele Bolsonaro anunciou a coleta de roupas, agasalhos e cobertores para doação. Ao mesmo tempo, a Defesa Civil está disponibilizando abrigo para a população em situação de rua. O presidente elogiou a iniciativa e deixou claro que essa é uma ação de Michele, ressaltando que a iniciativa é super importante e merece atenção de todos.
*Com informações da repórter Luciana Verdolin
Assuntos
continue lendo
Política
Bolsonaro pede anulação da condenação ao STF e cita fala de Moraes no caso Master
Defesa do ex-presidente diz que o ministro do Supremo exigiu no caso do banco garantias que, segundo os advogados, foram negadas a Bolsonaro no julgamento da trama golpista
- Morre o influenciador Lito Sousa aos 59 anos Jovem Pan · há 8 horas
- Jão amplia turnê de Memórias Póstumas; confira agenda da semana Fabrizio Neitzke · há 10 horas
- Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES Júlia Lara · há 2 semanas
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 2 semanas